Água, saneamento e resíduos sólidos

O Partido Socialista expressa o seu repúdio total pelos recentes aumentos dos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos.

Votámos CONTRA em Reunião de Câmara, desafiando Jorge Barroso e o PSD a justificar tais aumentos á população em assembleia pública.

No que aos aumentos de tarifários diz respeito, salientamos os seguintes factos:

  1. quando é referido em nota de esclarecimento dos S.M.N. que “ o tarifário da água foi ajustado com um pequeno aumento”, o PS Nazaré discorda totalmente uma vez que os aumentos atingiram os 21%
  2. nos tarifários do saneamento, os aumentos chegam a atingir valores de 300%. A situação torna-se mais gravosa, roçando o escândalo, quando no tarifário dos resíduos sólidos os aumentos atingem entre os 300 e os 3500%

A invocação da Lei das Finanças Locais por parte de Jorge Barroso e do PSD como justificação para a medida vem revelar a pouca eficácia da gestão autarquica actual.Os aumentos deveriam ter sido repartidos pelos anos seguintes e não o foram por razões políticas face ao acto eleitoral autárquico de 2009, com prejuízos gravosos para a população do concelho da Nazaré.

Continuam por esclarecer um conjunto de questões:

-face à conhecida e muito débil situação financeira da autarquia da Nazaré, será que os aumentos destes tarifários são a solução encontrada para resolver o problema de liquidez e abatimento da dívida, consequência da má gestão de Jorge Barroso edo PSD?

-quanto custam ao município os serviços de água, saneamento e resíduos sólidos?

-quanto se estima de receita derivada destes novos tarifários?

-terá sido salvaguardado o interesse público nos contratos com as empresas prestadoras destes serviços?

Toda esta situação confirma o estado de completa desorientação e desorganização que grassa na CMN e SMN, com o descartar de responsabilidades para terceiros e nunca falando verdade à população.

Reiteramos o desafio de esclarecimento da população em assembleia pública a Jorge Barroso e ao PSD. A gravidade da situação e o ambiente geral de descontentamento assim o exige.

Pelo acima exposto, o PS Nazaré exige a suspensão dos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos até que esse esclarecimento seja feito.

Facebook Connect